Read, hack, repeat

Incêndio em data center na França interrompe servidor e site de diversas empresas na Europa

Guilherme Petry 0 min

Incêndio em data center da OVH, que fica em Estraburgo, na região norte da França, interrompeu rede e sites de diversos clientes. O fogo destruiu quatro das oito salas do center da empresa, que é uma das maiores fornecedoras de serviços de hospedagem da Europa.

Quatro salas incendiadas representam um (SGB1) dos quatro servidores da instalação em Estraburgo. Os servidores SGB1, SGB3 e SGB4, não foram afetados, mas foram desligados e depois reiniciados por precaução.

Um barco franco-alemão, o Europa1, foi utilizado para ajudar a conter o incêndio. Foto: SDIS du Bas-Rhin via Twitter.

O CEO da OVH, Octave Klaba, conta no Twitter que bombeiros foram enviados imediatamente após a descoberta do fogo, no final da tarde da terça-feira (09). Nenhuma pessoa ficou ferida. No entanto, não há como garantir que dados não tenham sido queimados. Klaba recomenda que as empresas afetadas entrem em estado de recuperação de desastres.

Segundo Klaba, foram quase quatorze horas de incêndio. Tendo começado às 17h de terça-feira (09) e finalizado por volta das 19h20 do dia seguinte, quarta-feira (10). "O fogo acabou. Os bombeiros continuam a resfriar os prédios com a água.‌‌ Não temos acesso ao local", escreve Klaba na rede social.

O executivo não deu mais informações sobre como o fogo começou, apenas informou que a empresa conversou com a polícia local e que está trabalhando para restaurar o serviço.

Corpo de bombeiros local trabalhou para a proteção dos outros 3 servidores que não foram queimados. Foto: SDIS du Bas-Rhin via Twitter.

De acordo com a Associated Press, o banco de dados e a rede de diversas empresas francesas foram afetadas pelo incêndio. A prefeitura da cidade de Cherbourg-en-Cotentin, a empresa de meteorologia Meteociel, a desenvolvedora de video games Rust, a galeria de arte Centro Georges Pompidou, o site gratuito de xadres online Lichess, o site do jornal eeNews Europe e a criptomoeda Deribit estão entre as empresas afetadas.

Ainda segundo a agência, a OVH opera 15 data centers na Europa. Uma grande concorrente do mercado de serviços de internet, tendo como revais o Google e a Amazon Web Services.


Fontes: Octave Klaba (Twitter); ABC News (Associated Press).

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.