Read, hack, repeat

Mais da metade dos brasileiros não fazem backups, afirma estudo

Ramon de Souza

Hoje (31) é o Dia Mundial do Backup, e uma nova pesquisa revelada pela Avast mostra que os brasileiros não se preocupam muito em criar cópias de segurança de seus arquivos digitais. Segundo o estudo, 51% não adotam tal hábito, arriscando a perda de informações, caso sejam os documentos sejam destruídos ou excluídos acidentalmente.

Mais chocante ainda é saber que o principal argumento (36%) usado por tais internautas é o de que seus dados não são importantes o suficiente para motivar o uso de backups.

Seguindo com os motivos, 35% dos entrevistados não sabem como fazer backup, 23% gostariam de criar cópias de segurança, mas esquecem de fazê-lo e 11% querem fazê-lo, mas afirmam não ter tempo. Dentre a parcela de brasileiros que realizam backups, 51% fazem uso de alguma solução de armazenamento baseada em nuvem para guardar as cópias, enquanto 43% usam um HD externo e 23% em uma unidade flash USB (pendrive).

“Os resultados são surpreendentes, especialmente a quantidade de pessoas que não fazem backup dos seus dados e arquivos, e a quantidade de usuários que não sabem como fazê-lo. Pode ser que muitos não estejam cientes de que estão fazendo backup, como isso pode estar acontecendo automaticamente, em segundo plano, no entanto, outros podem realmente não estar fazendo backup, pensando que isso não vale a pena”, afirma Luis Corrons, evangelista de segurança da Avast.

“Perder documentos, fotos e vídeos pessoais pode ser uma experiência dolorosa, mas ela não é até que isso aconteça e as pessoas passem a perceber o quão valioso o backup é realmente. É importante fazer backup dos dados regularmente, mantendo as memórias capturadas, seja na forma de fotos ou vídeos, seguras e protegidas”, conclui o executivo.


Fonte: Avast

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.