Read, hack, repeat

Mozilla vai pagar até U$ 250 mil para quem descentralizar a gestão de dados

Guilherme Petry

A Mozilla, fundação responsável pelo navegador Firefox e outros produtos, vai pagar até U$ 30 mil (R$ 163 mil) para quem apresentar soluções que descentralizem o poder das poucas instituições que gerenciam dados, transferindo o poder dessas organizações para indivíduos e comunidades locais.

A fundação abriu, na segunda-feira (11), as inscrições do Creative Media Awards, o programa que premiará as melhores soluções de descentralização do controle de dados. No total, serão investidos U$ 250 mil (R$ 1 milhão), mas cada participantes pode ganhar até U$ 30 mil.

A edição desse ano do Creative Media Awards conta com uma parceria com a Data Futures Labs, uma incubadora de startups que apresentam novos modelos para o gerenciamento de dados e governança. Para ganhar, os candidatos devem desenvolver aplicações nativas da web e acessíveis para todos os públicos.

Como explica um dos líderes do Mozilla Data Futures Labs, Champika Fernando, a edição deste ano pergunta: "Como seriam essas ferramentas, mecanismos e modelos de governança de dados em uma sociedade que valoriza o cuidado e o bem-estar acima da eficiência de custos? Participação sobre controle de cima para baixo? Ou curiosidade pelo consumo passivo?"

O prazo de inscrição vai até o dia 23 de novembro. Os vencedores serão notificados até 28 de janeiro de 2022 e o resultado público sai em março de 2022. Segundo a fundação, o prêmio busca candidatos de comunidades mais afetadas pelos modelos atuais de extração e administração de dados. O programa encoraja que quer receber candidaturas de mulheres, negros, indígenas, comunidades de imigrantes, comunidades isoladas.

"A forma como os dados são coletados, armazenados, gerenciados e utilizados tem um grande impacto nos sistemas de IA e também nas milhões de vidas com as quais esses sistemas de IA se cruzam. Isso é verdade para quase todos os conjuntos de dados e sistemas de IA, desde o reconhecimento facial, utilizado pelas autoridades policiais até o algorítimos bancários que aprovam empréstimos e feeds de notícias que recomendam conteúdo. Resumindo, o gerenciamento de dados tem um impacto tremendo em inúmeras vidas e comunidades, mas raramente recebe a atenção que merece", explica Fernando.

A banca de jurados da edição desse ano é composta por 12 indivíduos, entre artistas, engenheiros, ativistas, colaboradores da Mozilla e até os vencedores das edições anteriores. A lista com a biografia de todos os membros da banca de jurados, assim como mais informações e o edital do programa, foram publicados no site da Mozilla.


Fontes: Mozilla.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.