Read, hack, repeat

NordVPN teve um de seus servidores comprometido por criminosos

Ramon de Souza

O NordVPN, famoso serviço de VPN com sede no Panamá, acaba de revelar que um de seus servidores da Finlândia foi comprometido por criminosos em março de 2018 — sim, a companhia demorou 19 meses para divulgar o incidente ao público. De acordo com um comunicado publicado em seu site oficial, a invasão afetou apenas um de seus mais de 3 mil servidores (operados por empresas terceirizadas) espalhados ao redor do globo.

Antes mesmo da publicação de tal nota oficial, um pesquisador já havia alertado no Twitter — no último domingo (20) — que algumas chaves criptográficas expiradas do NordVPN haviam sido vazadas, permitindo que qualquer pessoa simulasse seu próprio servidor do serviço para enganar os usuários.

Após ser pressionada pelo público, a marca resolveu esclarecer o incidente no dia seguinte, revelando que, de fato, um atacante obteve acesso ao servidor explorando “um sistema de acesso remoto inseguro deixado pela provedora do datacenter” que o NordVPN nem sequer sabia que existia. A plataforma garante, porém, que os invasores não conseguiram acessar dados de navegação, visto que o aplicativo não armazena logs de seus clientes.

(Reprodução: The Hacker News)

Contudo, os criminosos de fato tiveram acesso às chaves criptográficas usadas para proteger o tráfego de rede dos internautas, e, dessa forma, puderam descriptografar essa camada adicional de proteção — algo perigoso sobretudo para quem navega em sites sem HTTPS. É importante observar que as chaves em questão expiraram em outubro de 2018; sendo assim, os invasores tiveram sete meses para utilizá-las livremente.

A NordVPN afirma já ter fechado o contrato com a prestadora de serviços finlandesa e iniciado uma auditoria interna em seus outros servidores para garantir que nenhum deles tenha uma vulnerabilidade similar.


Fonte: TechCrunch, The Hacker News, undefined (Twitter)

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.