Read, hack, repeat

O coronavírus está reduzindo drasticamente a poluição na China

Ramon de Souza 0 min

É tragicômico dizer isto, mas a epidemia do COVID-19 (mais conhecido pelo nome genérico de coronavírus) está trazendo pelo menos um efeito colateral positivo ao meio-ambiente. De acordo com imagens divulgadas pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), o surto da doença está causando uma drástica redução nos níveis de poluição na China, já que várias fábricas do país interromperam suas atividades para tentar conter a disseminação do vírus.

Os mapas obtidos através de imagens de satélite revelam uma queda fenomenal nos níveis de dióxido de nitrogênio (gás nocivo emitido por veículos automotores e instalações industriais) presentes na atmosfera chinesa. Em comparação com o mês de janeiro, hoje o ar de Beijing e Wuhan — que, inclusive, foi a cidade de “nascimento” do COVID-19 — está praticamente limpo; também foram identificadas reduções da poluição em Hong Kong e em Chongqing. Os níveis são ainda mais impactantes se comparados com janeiro de 2019.

Mapa da China compara níveis de poluição em janeiro e fevereiro deste ano (Reprodução: BBC)

É normal existir uma leve queda nos níveis de dióxido de nitrogênio nos primeiros meses do ano, já que muitas indústrias ainda estão em férias coletivas. Porém, tudo indica que essa queda vertiginosa está realmente associada à desaceleração econômica pós-surto.

Comparação entre os primeiros meses de 2019 e 2020 (Reprodução: BBC)

“É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla causada por um evento específico”, afirma Fei Liu, pesquisadora de qualidade do ar do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA. “Este ano, a taxa de redução é mais significativa do que nos últimos anos e durou mais. Não estou surpreso porque muitas cidades em todo o país adotaram medidas para minimizar a disseminação do vírus”, completa o especialista.


Fonte: BBC

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.