O nome da empresa que gerencia o Facebook, WhatsApp, Instagram e outros produtos agora é Meta (antigo Facebook). O novo nome foi anunciado por seu CEO e fundador, Mark Zuckerberg, durante o evento de anúncio e discussão de novidades da empresa, o Connect 2021. Além da mudança de nome, também foi anunciado mudanças drásticas na linha Oculus Quest.
- Facebook quer um novo nome para englobar todos os seus produtos e iniciativas
- Mozilla vai pagar até U$ 250 mil para quem descentralizar a gestão de dados
- Os arquivos do Facebook: ex-funcionária revela conduta obscura das redes sociais
"Somos uma empresa que desenvolve tecnologia para conectar [...] Juntos, podemos finalmente colocar as pessoas no centro de nossa tecnologia. E, juntos, podemos desbloquear uma economia de criadores muito maior [...] Para refletir quem somos e o que esperamos construir", disse Zuckerberg durante uma apresentação no evento.
O domínio meta.com, agora redireciona para uma página de boas vindas no Facebook, com logo e identidade visual atualizadas. Meta é, na realidade, um projeto de "rede social" que conecta cientistas e interessados em pesquisa biomédica, de sua esposa, Chan Zuckerberg, que continua funcionando pelo endereço meta.org. Não foi informado se há outras relações (entre meta.com e meta.org) além do nome do projeto e do casamento de seus criadores.
Segundo o The Verge, a mudança de nome também interfere em como as pessoas enxergam o Facebook. Até ontem, era apenas uma empresa de tecnologia que desenvolve e fornece aplicações de rede social e mensagens instantâneas. Agora, a empresa passa a se concentrar mais no metaverso que Zuckerberg anunciou querer construir. "Efetivamente fazer a transição das pessoas nos vendo principalmente como uma empresa de mídia social para uma empresa metaversa", disse Zuckerberg ao The Verge, em julho desse ano.
Já com relação ao Oculus Quest, segundo o CTO da empresa, Andrew Bosworth a partir do começo de 2022, o Oculus Quest agora é Meta Quest e o aplicativo disponível para dispositivos móveis mudou de Oculus para Meta Quest.
Fonte: Facebook (Meta) Connect 2021.