Read, hack, repeat

Orwell: o app brasileiro que é seu assistente pessoal de segurança digital

Ramon de Souza 0 min

Por mais que as redes sociais e plataformas de big techs já ofereçam configurações para você tentar tomar o controle de suas informações online, nem todos os internautas sabem como operar tais recursos para garantir sua privacidade online. E foi pensando nisso que o analista de segurança Igor Rincon lançou o Orwell, um aplicativo para iOS que atua como um assistente pessoal para garantir sua proteção digital.

“O Orwell surgiu com o objetivo de empoderar pessoas a terem controle dos seus próprios dados” explica Igor, em entrevista à The Hack. “O app capacita o usuário a entender de forma simples quais são seus dados que as empresas estão utilizando, ao mesmo tempo em que disponibiliza a opção para o usuário escolher se a empresa deve ou não continuar usando as informações”, complementa.

Funciona assim: o usuário conecta suas contas (como a conta Google e o Facebook) e o Orwell faz uma varredura em busca de eventuais ameaças à sua privacidade, como configurações de rastreamento inapropriadas e até mesmo arquivos públicos no Drive. Basta aceitar ou rejeitar as propostas do aplicativo. Todo o processamento é feito localmente, de forma que o assistente não armazena dados do internauta.

Divulgação: Orwell

O desenvolvimento do projeto começou em março deste ano e foram necessários seis meses de trabalho para a criação do produto mínimo viável (Minimum Viable Product ou MVP, no original em inglês). “Para o futuro, planejamos integrar análises de mais aplicativos e lançar uma versão para Android, para que todas as pessoas consigam utilizá-lo”, finaliza Igor. A versão para iOS pode ser encontrada na App Store.


Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.