Read, hack, repeat

Cuidado: golpistas estão enganando locatários durante a pandemia

Ramon de Souza 0 min

Uma das particularidades do submundo do crime cibernético no Brasil é a agilidade com a qual os golpistas se adaptam e criam novos golpes para enganar os internautas. Ao que tudo indica, a nova moda entre os scammers é tirar proveito de um problema comum que está assolando muitos cidadãos durante a crise da COVID-19: a falta de recursos para arcar com despesas de aluguel.

Segundo uma reportagem publicada recentemente pelo Agora, uma mulher de 22 anos foi abordada via WhatsApp por um golpista que se identificou como proprietária da casa na qual ela morava com seus dois irmãos, no bairro Santa Cecília, em São Paulo (SP). Desempregada, ela negociou com o scammer um reajuste no valor do aluguel e pagaria apenas R$ 1 mil via depósito bancário.

A vítima só percebeu que havia caído em uma armadilha um mês depois, quando a real locadora entrou em contato e cobrou a parcela atrasada. “Esse golpista apareceu se passando pela dona da casa e pediu para excluirmos o outro contato. Assim fizemos. Quando descobrimos [o golpe], mandamos mensagem para essa pessoa xingando. Daí nos bloqueou", conta, em entrevista ao jornal.

Embora não tenhamos identificado registros de casos similares, é bem provável que tal campanha já tenha feito outras vítimas ao redor do Brasil. Vale a pena redobrar a atenção e sempre checar duas vezes se você realmente está tratando com a pessoa correta.


Fonte: Agora

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.