A Canon, multinacional japonesa, fabricante de câmeras e tecnologia fotográfica instalou câmeras equipadas com inteligência artificial em um de seus escritórios, na China, para "reconhecimento de sorriso" dos funcionários.
- Bill e Melinda Gates anunciam separação após 27 anos de casados
- The Old Net: proxy permite acessar todas as páginas clássicas do nascimento da internet
- É possível minerar Bitcoins com um velho Nintendo Game Boy de 1989
Segundo o The Verge, as câmeras são usadas para controlar o acesso a salas do escritório e salas de reunião, liberando a porta apenas para funcionários que estão sorrindo e assim, garantindo que os trabalhadores estejam sorrindo quase o tempo todo.
A história foi descoberta pelo The Financial Times, em uma reportagem sobre as empresas chinesas e suas práticas questionáveis de vigilância, que analisam até as expressões dos funcionários, para projetar como se sentem durante o trabalho e principalmente para "otimizar a produtividade".
A reportagem identificou que algumas empresas utilizam câmeras equipadas com inteligência artificial para monitorar pausas de almoço e identificar se os funcionários estão as cumprindo no tempo determinado, até mesmo para monitorar seus movimentos fora do escritório, através de aplicativos móveis.
Mercado da vigilância corporativa
Como explica o The Verge, as câmeras de reconhecimento de sorriso da Canon foram lançadas no ano passado, como parte de um conjunto de ferramentas de "gerenciamento de trabalho", o que mostra que essas tecnologias de vigilância também estão sendo oferecidas para mercados fora da China.
O conceito de vigilância por parte de uma empresa sobre seus funcionários embora não seja recente, está sendo descoberto, principalmente por conta do isolamento e do home office, forçado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Agora, as empresas, que não podem mais vigiar seus trabalhadores, querem poder garantir que estão trabalhando e em alguns casos isso vai muito além de monitorar se estão apenas trabalhando.
O conjunto de aplicações para uso corporativo da Microsoft, o Office 365, bastante popular entre empresas do mundo todo, por exemplo, já vem, de fábrica, equipado com ferramentas de vigilância integradas.
Outro caso de vigilância por parte das empresas é a adoção de "soluções de segurança" no computador fornecido pela empresa. Essas soluções também podem ser usadas como aplicações de vigilância. Por se passarem por produtos de segurança, em alguns casos, elas são instaladas ao nível de firmware, sendo praticamente impossíveis de remover. Além de que podem fornecer, para o gestor, informações sobre o que está sendo feito no computador em tempo real, como transmissão da tela, de áudio do microfone, de vídeo da câmera, do que é digitado no teclado e outros dados.