Read, hack, repeat

Publicar um site na rede Onion ficou mamão com açúcar graças a esta nova ferramenta

Ramon de Souza

O Tor Project — instituto responsável pelo navegador Tor Browser — acaba de lançar a versão 2.2 do OnionShare, software originalmente feito para compartilhar arquivos de forma sigilosa usando a rede Tor. Com a atualização, a ferramenta acaba de ganhar um recurso interessantíssimo: ela agora permite que você publique, gratuitamente, um site estático inteiro na rede Onion.

O uso do programa é bem simples: basta abri-lo, acessar a guia “Publish Website”, carregar os arquivos que compõem o site em questão e clicar em “Start sharing”. Ele vai gerar um servidor web para hospedar os documentos e lhe informar um domínio com a extensão .onion; a partir daí, qualquer internauta poderá usar o Tor Browser para acessar o conteúdo em questão normalmente.

A ideia por trás do projeto é facilitar a vida de quem deseja publicar um site que seja impossível — ok, é mais realista dizer “difícil” — de ser censurado, visto que derrubar uma página na rede Onion é uma tarefa bem mais complexa do que na surface web. É desnecessário dizer que ninguém terá acesso ao seu endereço IP ou quaisquer informações suas que possam ser usadas para identificá-lo.

(Divulgação: Tor Project)

Obviamente, nem tudo são flores e é interessante observar que, ao publicar um site com o OnionShare, a sua própria máquina se torna o servidor web. Sendo assim, caso você desligue seu computador (ou simplesmente ative o modo stand-by), o site se tornará inacessível até que ele seja ligado novamente. Isto posto, o mais recomendado é utilizar um PC secundário (pode ser aquele laptop antigaço que você tem guardado) para tal finalidade.

Por fim, ainda que o Tor Project não seja responsável pelo conteúdo publicado pelo OnionShare, é sempre bom lembrar o bom senso deve ser levado em conta e que a ferramenta não foi feita para o compartilhamento de materiais ilícitos ou difamatórios. Você pode baixar a versão 2.2 do OnionShare através de seu site oficial.


Fonte: Tor Project

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.