Se você é uma pessoa que se importa com sua segurança ao navegar na web, certamente conhece o Brave, um navegador gratuito que ficou famoso justamente por respeitar a privacidade do usuário — ele “sai de fábrica” com a capacidade de bloquear anúncios, rastreadores e scripts vulneráveis, dispensando a necessidade de instalar complementos. Como se não bastasse, ele é significativamente mais ágil do que seus concorrentes.
Porém, os desenvolvedores responsáveis pelo browser deixaram os internautas com uma pulga atrás da orelha ao anunciar, nesta semana, o Brave Ads, um programa que dá dinheiro para quem optar por visualizar anúncios por livre e espontânea vontade. A ideia é que o usuário receba nada menos do que 70% da receita gerada pela publicidade em questão, embora não tenhamos mais detalhes sobre o quanto isso se traduziria na prática.
O Brave garante que o programa Ads trabalha apenas com banners “seguros” e que “não vazam as suas informações pessoais”, o que teoricamente eliminaria os riscos que geralmente acompanham esse tipo de campanha. O formato também seria benéfico aos anunciantes, que teriam um maior retorno pelo fato de estarem anunciando para um público que efetivamente disse “sim” para tal conteúdo.
O conceito pode até parecer inovador e até mesmo promissor — querendo ou não, é uma forma um tanto curiosa de reviver a eficácia de um método de publicidade que está em decadência. Porém, é difícil não ficar pensando se os desenvolvedores da Brave não teriam criado o navegador com apelo anti-ads desde o princípio só para, posteriormente, investir nesse tipo de estratégia para ganhar a confiança dos usuários.
De qualquer forma, caso você tenha interesse em participar do Brave Ads, será necessário esperar mais alguns dias até que ele seja liberado no Brasil — por enquanto, o programa só está ativo nos EUA, no Canadá, na França, na Alemanha e no Reino Unido.
Fonte: Brave