Pesquisadores do site vpnMentor acabam de revelar um grave vazamento de dados oriundo do Luscious, um bem-sucedido site focado no compartilhamento e armazenamento de imagens pornográficas. De acordo com os especialistas, uma brecha nos sistemas do serviço teria exposto informações privadas de aproximadamente 1,2 milhão de internautas do mundo inteiro — sendo que, desse montante, pelo menos 10 mil são brasileiros.
No Luscious, o usuário se cadastra, configura um apelido e pode enviar imagens de forma anônima, tal como curtir e comentar conteúdos, favoritar fotografias e seguir outros utilizadores. As informações privadas vazadas incluem o endereço de email usado no registro, logs de atividades, localização geográfica e gênero — ou seja, dados que, em conjunto, podem ser usados para quebrar o anonimato dos usuários.
Os especialistas ressaltam que tais informações podem ser usadas por criminosos para phishing direcionado, fraudes e golpes de extorsão sexual. A vpnMentor afirma que a maioria dos afetados é de origem alemã (50 mil), mas também há um grande número de internautas franceses (40 mil), russos (35 mil) e poloneses (20 mil).
A brecha em questão já foi consertada, mas é impossível garantir que os dados vazados já não estejam nas mãos de criminosos cibernéticos.
- Leia mais notícias sobre Vazamentos.
Fonte: vpnMentor