O site "This Person Does Not Exist", que utiliza uma inteligência artificial específica, chamada Generative Adversarial Networks (GAN) para criar rostos altamente realistas, viralizou em 2019, quando foi lançado. Muitos usuários ficaram assustados com o grau de realismo das imagens, mas também curiosos com o funcionamento do mecanismo.
Alguns usuários mal-intencionados ainda utilizaram as imagens geradas pelo "This Person Does Not Exist" para criar perfis falsos em rede sociais. Como é o caso de Katie Jones, estudante do Center for Strategic and Internatonal Studies (CSIS), que na realidade é um espião disfarçado de estudante, que fez diversas conexões com executivos e representantes políticos, para observar seus comportamentos.
Agora, um site chamado "This X Does Not Exist" reúne diversas outras ferramentas que utilizam a tecnologia GAN para gerar uma infinidade de imagens falsas, mas extremamente realistas. Entre as categorias, aqui estão algumas que mais se destacam:
- Pessoas;
- Waifu;
- Currículo;
- Startup;
- Pés (?);
- Memes
- Obras de arte;
- Carros;
- Cidades;
- Animais;
- Furries;
- Paisagens;
Enfim, uma infinidade de geradores de imagens falsas que assustam pelo seu grau de realismo. Cada gerador foi criado por uma pessoa diferente e o site "This X Does Not Exist", que reúne grande parte deles foi criado pelo programador, Kashish Hora. O site é divertidíssimo e da para perder horas vasculhando as imagens que podem ser geradas com GAN, principalmente os memes.
Entenda como funciona:
Fontes: This Person Does Not Exist; This X Does Not Exist; Lyrn AI;