A Bekker Logistics, fornecedora de queijo para supermercados na Holanda, foi infectada por um ransomware no começo de abril deste ano. Como consequência, diversos supermercados do país ficaram sem queijo e outros produtos derivados por três dias. A Holanda está entre os 10 países que mais consomem queijo no mundo.
- Fabricante alemã de smartphones é a mais nova vítima de um ataque a cadeia de suprimentos
- Fabricante de notebooks é infectada por ransomware REvil, que pede US$ 50 milhões pelo resgate
- Novo ransomware não pede dinheiro, mas sim justiça aos agricultores indianos
De acordo com a imprensa local, os sistemas automatizados da empresa foram comprometidos, forçando os funcionários a voltar a utilizar caneta e papel, além de interromper a distribuição de seus produtos por três dias.
"Atualmente, estamos trabalhando em todos os protocolos de inicialização. Esperamos que todos os problemas da cadeia de abastecimento sejam resolvidos nos próximos dias", explica o diretor, Toon Verhoeven.
A rede de supermercados Albert Heijn foi uma das principais afetadas. Com mais de mil unidades espalhadas por todo o país, a rede enfrentou grave escassez de alimentos.
Com o ataque, os clientes não conseguiam realizar os seus pedidos de compra, causando grande confusão na distribuição dos alimentos, já que esse processo é totalmente automatizado e os sistemas da Bakker Logistiek foram comprometidos com o ataque.
O diretor da Bakker Logistiek não revelou mais informações sobre o ransomware ou sobre seus operadores, mas informou que a polícia está investigando o caso. No entanto, afirmou ao portal holandês, NOS, que os cibercriminosos podem ter conseguido infectar a empresa através de uma vulnerabilidade no Microsoft Exchange.
Segundo pesquisadores da Check Point, depois do descobrimento de quatro vulnerabilidades de dia zero no Microsoft Exchange, no começo deste mês, o número de tentativas de ataques às empresas clientes da ferramenta aumentou 1028%, indo de 700 na primeira semana, para 7.200 na segunda semana de março.
Fonte: NOS.