O escritório da seguradora Tokio Marine em Singapura foi vítima de um ataque de ransomware, revelou a empresa em um comunicado publicado na segunda-feira (16). A Tokio Marine é uma fornecedora multinacional de seguros, com sede no Japão e conta com mais de 39 mil funcionários espalhados em 38 países diferentes.
- Ministério da Economia revela infecção por ransomware não identificado
- Trojan FlyTrap já furtou contas do Facebook de mais de 10 mil vítimas
- Ransomware na GIGABYTE: gangue ameaça vazar mais de 112GB de dados caso empresa não pague pelo resgate
Segundo o comunicado, o ataque foi identificado apenas nas redes da Tokio Marine Insurance Singapore (TMiS). A rede da empresa em Singapura foi isolada imediatamente após a detecção do ataque, para evitar a disseminação do ransomware para outras as empresas do mesmo grupo. A Tokio Marine também revelou que já entrou em contato com as autoridades, que está investigando o caso e que não identificou vazamento de dados de clientes.
"A Tokio Marine Insurance Singapore Ltd. [TMiS], uma das empresas da Tokio Marine Group em Cingapura, estava sujeita a um ataque cibernético de ransomware [...] Nesse momento, podemos confirmar que não há indicação de violação de quaisquer informações de clientes nem informações confidenciais do grupo. Nomeamos um fornecedor de segurança externo para análise dos sistemas e verificação do impacto", escreve o comunicado.
O editor do portal CyberScoop, notou que esse é o segundo ataque de ransomware bem-sucedido contra uma seguradora, revelado na segunda-feira (16). Além da Tokio Marine Cingapura, a estadunidense Ryan Specialty Group também foi vítima de um ransomware nesta semana.
"Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente e preocupação causado aos nossos clientes ou partes envolvidas. Responderemos apropriadamente ao caso em cooperação com o governo local, bem como fornecedores externos especializados", concluiu a empresa.
Fontes: Tokio Marine; CyberScoop; Insurance Insider.