Os turistas tripulantes da missão Inspiration4, da SpaceX, tiveram que resolver um problema no ventilador do banheiro da nave Crew Dragon, na marra. Lançada no dia 16 de setembro de 2021, a missão Inspiration4 durou três dias e foi composta apenas por "pessoas normais", que não são astronautas ou funcionários de agências espaciais.
- RaidForuns deixa seção de administradores exposta
- Você sabe o que é proxyware? Método faz sucesso no cibercrime
- Esses dois paraibanos clonaram cartões para... Comprar vibradores pela internet
Um dos tripulantes, o piloto e empresário Jared Isaacman, revelou os detalhes dessa aventura espacial em uma entrevista à CNN. De acordo com o piloto e capitão da operação, os banheiros têm ventiladores para gerar sucção e garantir que os resíduos humanos vão para a direção certa. No entanto, o ventilador do banheiro da Crew Dragon parou de funcionar, disparando um alarme.
De forma remota, a equipe da SpaceX entrou em contato com os tripulantes e os orientou em como consertar o ventilador. Mas, conforme revelou Isaacman, a transmissão da comunicação não era boa o que dificultou o processo.
"Não tivemos comunicação com a equipe da SpaceX por cerca de 10% do nosso tempo em órbita. Fomos uma equipe muito calma e legal durante isso", disse Isaacman á CNN.
Isaacman lembra que os funcionários da SpaceX alertaram os tripulantes que usar o banheiro no espaço pode ser complicado e que eles devem ter paciência com seus colegas. "Os astronautas disseram que usar o banheiro no espaço é difícil e que temos que ser muito gentis com um ao outro", concluiu o empresário.
Reveja o lançamento, transmitido pela SpaceX, na quarta-feira (15/09):
Fonte: CNN.