Read, hack, repeat

Você finalmente pode comprar um Spot, o bizarro cão-robô da Boston Dynamics

Ramon de Souza

A Boston Dynamics, famosa empresa de engenharia robótica que nasceu sob financiamento da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), finalmente começou a comercializar o Spot, seu bizarro cão-robô multiuso. Porém, o valor de cada unidade é mantido em segredo e as aquisições estão restritas a empresas que desejam utilizá-lo para finalidades profissionais.

Com uma autonomia energética de 90 minutos, o Spot é capaz de se locomover em qualquer terreno, atravessar obstáculos e desviar de obstruções usando uma série de câmeras que lhe proporcionam uma visão 360°. Além disso, ele tem proteção IP54 (sendo resistente a chuva e poeira) e pode operar em temperaturas extremas entre -20°C a 45°C. Sua velocidade máxima é de 1,6 metros por segundo.

O mais legal é que o Spot é totalmente customizável, tanto na parte de hardware quanto de software. Além de contar com uma “API acessível” que facilita a sua integração com aplicações externas, ele pode ser equipado com uma série de módulos que incluem sensores diversos, câmeras para mapeamento e um braço robótico extra capaz de abrir portas ou carregar objetos que pesem até 14 kg.

Embora ele seja vendido como “autônomo” e seja bem simpático (claro, dependendo do seu conceito de simpatia), é bom frisar que o Spot não nasceu para ser um robô de companhia. Ele ainda precisa de bastante intervenção humana para realizar suas tarefas e, durante uma demonstração à imprensa, a própria Boston Dynamics sugeriu que os jornalistas mantivessem certa distância segura do cachorro cibernético — só por precaução mesmo.

A organização também foi clara ao ressaltar que não deseja ver seu invento sendo usado para fins militares. Michael Kelly, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boston Dynamics, afirmou que não é seu desejo “ver o Spot fazendo nada que prejudique as pessoas, mesmo que simulado”, e que “isso é algo em que estamos bastante firmes quando conversamos com os clientes”.

Os interessados em adquirir um Spot (que possivelmente custa o preço de um carro) devem entrar em contato através deste formulário.

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.