Read, hack, repeat

WhatsApp muda política de privacidade e te obriga a compartilhar dados com o Facebook

Ramon de Souza 0 min

Ao que tudo indica, em um futuro próximo, os usuários do WhatsApp serão obrigados a compartilhar dados com o Facebook para terem o privilégio de utilizar o mensageiro. O aplicativo começou a notificar alguns internautas indianos a respeito de mudanças drásticas em sua política de privacidade (revisada pela última vez em julho de 2020) e que devem entrar em ação já a partir do dia 8 de fevereiro.

As alterações indicam que o aplicativo passará a compartilhar mais informações com outros produtos do grupo de Mark Zuckerberg, incluindo detalhes de registro, números de telefone, datas de transações (pelo WhatsApp Pay), interações na plataforma, endereço IP e uma série de dados sobre o hardware utilizado (modelo do aparelho, sistema operacional, nível de bateria, força do sinal de WiFi e assim por diante).

“Coletamos informações sobre sua atividade em nossos Serviços, como informações relacionadas ao serviço, diagnóstico e desempenho. Isso inclui informações sobre sua atividade (incluindo como você usa nossos Serviços), suas configurações de Serviços, como você interage com outras pessoas usando nossos Serviços (incluindo quando você interage com uma empresa) e o tempo, frequência e duração de suas atividades e interações), arquivos de log e relatórios de diagnóstico, falha, website e desempenho”, explica a empresa.

(Reprodução: XDA Developers)

“Isso também inclui informações sobre quando você se registrou para usar nossos Serviços; os recursos que você usa, como mensagens, chamadas, status, grupos (incluindo nome do grupo, foto do grupo, descrição do grupo), pagamentos ou recursos de negócios; foto de perfil, informações ‘sobre’; se você está online, quando usou nossos Serviços pela última vez (sua ‘última visualização’); e quando você atualizou pela última vez suas informações ‘sobre’”, prossegue o aplicativo.

O mais crítico de toda a situação é que, caso o usuário não concorde com tais termos, sua conta será encerrada, ficando assim o internauta impedido de usufruir do aplicativo. Curiosamente, tudo indica que as novas políticas não serão aplicadas aos países da União Europeia, que são protegidos pela General Data Protection Regulation (GDPR), que estabelece regras rígidas a respeito desse tipo de compartilhamento.

Ainda não há informações a respeito da aplicação de tais normas no Brasil.


Fonte: HackRead

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.