Read, hack, repeat

YouTuber compra SSD de fornecedora de hospedagem francesa em site de usados

Guilherme Petry

Um SSD da Scaleway, uma empresa francesa de computação em nuvem e hospedagem web, foi roubado (ou caiu) de um caminhão, que estava indo de um data center para outro da mesma empresa. O SSD acabou anunciado em um popular site de classificados, chamado Leboncoin e foi comprado por um YouTuber que o devolveu à Scaleway. Pelo menos foi isso que Yann Lechelle, o CEO da Scaleway, disse no sábado (24).

"Há mais de um ano, um SSD foi roubado durante um transporte seguro entre dois de nossos data centers [...] Um YouTuber comprou esta unidade SSD em um site de classificados [...] Trabalhamos rapidamente com este YouTuber para recuperar o SSD e ele nos garantiu por escritor que não havia feito uma cópia", escreveu Lechelle no blog oficial da empresa.

Um SSD, ou Solid State Drive, é uma unidade de armazenamento. Um sucessor tecnológico do tradicional Disco Rígido (HD). O SSD em questão (Samsung) era utilizado pela empresa para armazenar as informações de seus clientes. Não foi explicado porque esse SSD estava em transito, nem como caiu (rs) do caminhão.

Lechelle justifica que não pode falar mais sobre o assunto por conta de "um atual inquérito policial, que nos impede de comunicar mais sobre o assunto". No entanto, garante que o incidente permitiu um avanço significativo na segurança dos processos de transporte de mídia da Scaleway.

"O controle reforçado desse transporte foi implementado. Agora é garantido em caixas reforçadas e equipadas com rastreadores GPS [...] Felizmente esse incidente não prejudicou a atividade comercial de nossos clientes", escreve Lechelle.

No entanto, Micode, o YouTuber que comprou o SSD contou sua versão da novela em vídeo dividido em três partes. Infelizmente o vídeo foi gravado em francês e não há legendas traduzidas.

Caiu do caminhão ou foi roubado

Essa história nos lembra do caso do CEO do Signal, Moxie Marlinspike, que encontrou vulnerabilidades críticas em um dispositivo de investigação forense e espionagem, desenvolvido pela iraniana Cellebrite, em maio deste ano.

As soluções do Cellebrite, teoricamente, não podem ser comercializadas livremente. São soluções vendidas apenas para polícias, exércitos e governos autoritários. No entanto, é possível comprar dispositivos Cellebrite no eBay facilmente por menos de U$ 100. Marlinspike disse no blog do Signal que encontrou um dispositivo Cellebrite novinho no chão. Quem sabe caiu do caminhão.


Fontes: Scaleway; Micode.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.