O International Information Systems Security Certification Consortium (Consórcio Internacional de Certificação em Segurança de Sistemas da Informação), conhecido simplesmente como (ISC)², anunciou planos para lançar uma nova certificação “de entrada”, focada para profissionais iniciantes que aspiram entrar no mercado de segurança da informação. A associação é responsável por emitir diversas certificações renomadas no setor, como a Certified Information Systems Security Professional (CISSP).
- Porque Python é a linguagem de programação mais importante em cibersegurança
- Avast e ITS Rio anunciam curso online de privacidade e segurança
- Quer aprender Hardware Hacking? Este curso é perfeito para você
De acordo com a instituição, uma certificação de entrada pode resolver o apagão de mão-de-obra enfrentado pelas empresas ao facilitar a contratação de profissionais em posição júnior/pleno. “O programa-piloto para uma possível certificação de nível básico entrou na fase em que precisamos da opinião de profissionais de segurança cibernética à medida que desenvolvemos um esboço do exame-piloto”, explicou o consórcio, requisitando auxílio da comunidade para desenhar os requisitos técnicos do novo certificado.
“Pesquisas do (ISC)² e outras instituições concluem que há uma escassez global de profissionais de segurança cibernética qualificados. Embora existam muitos fatores contribuintes, acreditamos que uma solução é criar uma certificação que permita aos candidatos — incluindo estudantes, jovens profissionais e pessoas mudando de carreira — demonstrarem aos empregadores sua familiaridade com os conceitos básicos de segurança cibernética, conforme determinado por profissionais do ramo e praticantes que já atuam no campo”, prossegue a associação.
Ainda de acordo com a organização, “os empregadores precisam ter certeza de que, ao contratar novos funcionários para a área, eles terão um conhecimento sólido dos conceitos técnicos corretos e demonstrarão aptidão para aprender no trabalho”. A nova certificação — que já divide opiniões se é realmente a solução que precisamos ou não — ainda não recebeu uma data estimada para ser oficialmente apresentada ao mercado.
Fonte: (ISC)²