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Atento é vítima de ransomware; operações no Brasil estão paralisadas

Guilherme Petry

A Atento, uma multinacional de terceirização de atendimento telefônico e contact center, com sede na Espanha, mas com uma enorme operação na América Latina, revelou, no domingo (17), que sofreu um ataque cibernético que paralisou sua operação no Brasil.

A informação foi publicada em um comunicado aos investidores da bolsa de Nova York, onde a empresa vende ações, através da sigla ATTO NYSE. Segundo o comunicado, o ataque comprometeu apenas a empresa no Brasil e que sua equipe de segurança já está trabalhando para restabelecer os sistemas afetados. Além disso, também foi informado que não foram detectados vazamentos de dados.

"Não encontramos evidências de vazamento de dados de clientes neste momento. Nossas investigações ainda estão em andamento e trabalharão em estreita colaboração com as autoridades competentes. No momento desta comunicação, o escopo deste incidente está limitado a algumas operações brasileiras e estamos trabalhando para restaurar o serviço aos nossos clientes o mais rápido possível, sempre garantindo a máxima segurança", conclui o comunicado.

Ransomware LockBit 2.0

Segundo o editor de cibersegurança do TecMundo, Felipe Payão, a empresa foi infectada por um ransomware desenvolvido pelo grupo cibercriminoso LockBit 2.0 (mesmo grupo que comprometeu a Accenture, em agosto deste ano).

O jornalista publicou uma foto da página de divulgação de novas vítimas do LockBit 2.0, que indica que a empresa tem até 6 dias para efetuar o pagamento, com a ameaça de ter os dados dos servidores infectados vazados ou vendidos, caso não efetuem o pagamento. O valor do resgate exigido pelos cibercriminosos não foi revelado.

Página do grupo cibercriminoso na dark web, onde são reveladas as novas vítimas e os dados dela, caso não efetuem o pagamento. Foto: Felipe Payão.
Página do grupo cibercriminoso na dark web, onde são reveladas as novas vítimas e os dados dela, caso não efetuem o pagamento. Foto: Felipe Payão.

Segundo a página corporativa da empresa no LinkedIn, só no Brasil são cerca de 75 mil funcionários. Em 2019, a Atento foi reconhecida pelo prêmio Great Place to Work como uma das 25 melhores empresas para se trabalhar no mundo e na América Latina.

A The Hack entrou em contato com uma fonte interna, que confirmou que todos os funcionários de atendimento foram dispensados. Também entrou em contato com a assessoria de imprensa, mas ainda não obteve resposta.


Fontes: Convergência Digital; Felipe Payão.

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