Read, hack, repeat

WWDC 21 | Com o iOS 15 não será necessário tirar o iPhone de bolso para destravar seu carro

Guilherme Petry

Os iPhones equipados com iOS 15, que já está disponível para desenvolvedores e deve ser oficialmente lançado em setembro deste ano, terão suporte para tecnologia de banda ultralarga (UWB) no Apple CarKey, ferramenta do iPhone que substitui chaves de automóveis.

O suporte à UWB foi anunciado e demonstrado pelo gerente de produto, Arun Yadav, um dos responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias wireless da Apple, durante o Apple Worldwide Developers Conference 2021 (WWDC 21). Segundo Yadev, a tecnologia Ultra Wideband (UWB) permite que as pessoas desbloqueiem e liguem seus carros sem a necessidade de tirar o iPhone do bolso ou da bolsa, além de que também funciona com o Apple Watch.

Como explica Yadav, o Apple CarKey foi lançado no ano passado e permite que seus usuários desbloqueiem, tranquem, liguem o carro e emprestem essas chaves digitais para colegas e familiares de forma remota. Este ano, as capacidades do Apple CarKey estão sendo ampliadas e uma das principais atualizações do sistema é o que a empresa chama de "passive entry" (entrada passiva, em português), que só é possível com o uso da tecnologia UWB.

"Usando a tecnologia UWB, agora você pode travar, destravar e ligar seu carro enquanto deixa o iPhone na bolsa ou bolso ou o Apple Watch no pulso. RKE, ou controles remotos de entrada sem chave, permitem que você use seu iPhone ou relógio para bloquear, desbloquear e realizar outras ações quando você estiver no alcance do Bluetooth de seu carro", explica Yadav em vídeo.

E como fica a segurança?

Essa possibilidade de destravar, ligar um carro de forma remota, apenas estando com o smartphone por perto, além da possibilidade de compartilhar essas chaves digitais com amigos e familiares soa um tanto esquisita e perigosa.

No entanto, Yadav explica que o sistema foi desenvolvido com foco na segurança e privacidade de seus usuários. Para garantir a segurança, uma chave é gerada por sessão e perde a validade após usada. Essas chaves possuem identificadores aleatórios e criptografados, que são alterados periodicamente, além de que existe um protocolo de segurança baseado em UWB, que a empresa chama de Secure Rangind Protocol.

Demonstração do protocolo de segurança do Apple CarKey, que analisa data e hora da aplicação e uso das chaves geradas para abrir e iniciar o carro. Foto: Apple.
Demonstração do protocolo de segurança do Apple CarKey, que analisa data e hora da aplicação e uso das chaves geradas para abrir e iniciar o carro. Foto: Apple.

"Este protocolo de alcance seguro é um protocolo de alcance bidirecional com uma troca de três pacotes. Pense nisso como um "ping-pong-ping", em que o iPhone envia uma mensagem de pesquisa, o carro responde com uma mensagem de resposta e o iPhone envia outra mensagem de pesquisa para maior precisão. Cada uma dessas mensagens carrega um carimbo de data / hora embaralhado, ou STS, que é um pacote gerado criptograficamente e com limite de tempo, o que significa que mesmo um pacote verificado só pode ser aceito para o slot de tempo que foi usado para gerar este STS, fornecendo segurança adicional contra ataques de repetição e retransmissão", explica.

É importante lembrar que o AppleCarKey só funciona em determinados carros, que também contam com soluções de segurança para aplicações como essa. Além de que quando o iPhone não está dentro da área de desbloqueio, o carro é trancado automaticamente. Yadav explica outras atualizações do serviço no vídeo, destacado na fonte abaixo.


Fonte: Apple.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.