De acordo com especialistas da Kaspersky, foram registrados 30 domínios fraudulentos relacionados com as chaves do Pix em apenas 24 horas após o início oficial do processo de cadastramento para o novo sistema de pagamentos eletrônico. Entre os endereços identificados, temos chavepix.me; gerenciadorpix.com; pagarpix.com; pixapp.online; pixbrasil.tech; pixempresas.com; suportepix.online e pix.atualizacaowebsegura.gq.
- Pix: especialistas comentam sobre a segurança do novo sistema do BCB
- Já tem gente distribuindo phishing sobre o novo método de pagamento Pix
- Golpistas já criaram centenas de páginas falsas da criptomoeda Libra
O registro de domínios falsos é a primeira etapa para que os criminosos iniciem uma campanha de phishing ou hospedem páginas maliciosas com formulários para roubar dados pessoais e bancários das vítimas. Em comparação, a Kaspersky relembra que, após o anúncio do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal em abril, foram detectados 100 domínios fraudulentos em apenas uma semana.
“O sistema bancário brasileiro tem um dos sistemas antifraudes mais avançados do mundo e isso é um reflexo da qualidade do cibercrime nacional. Por experiência neste mercado, acredito que o sistema de pagamento eletrônico será seguro, apenas não temos detalhes para afirmar como esta segurança funcionará”, afirma Fabio Assolini, pesquisador sênior de ameaças da Kaspersky no Brasil.
A recomendação continua a mesma: apenas cadastre suas chaves Pix através dos aplicativos bancários oficiais da instituição na qual você é correntista.
Fonte: Kaspersky