Read, hack, repeat

Já tem gente distribuindo phishing sobre o novo método de pagamento Pix

Ramon de Souza 0 min

Recentemente, publicamos uma reportagem especial a respeito do Pix, novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e que em breve será inaugurado pelas principais instituições bancárias nacionais. Na época, especialistas concordaram que, por mais que o sistema em si seja seguro, é provável que os fraudadores encontrarão formas alternativas de lesar os internautas usando a novidade como mote.

Bom, a previsão não tardou. Ao que tudo indica, já tem golpista mantendo campanhas de phishing em nome de bancos que oferecerão o Pix. Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky, publicou em seu perfil no Twitter uma captura de tela que mostra um suposto email falso convidando a vítima a efetuar o pré-cadastro para usufruir do método de pagamentos assim que ele estiver disponível.

“Começam a aparecer os primeiros e-mails maliciosos usando o lançamento do PIX como isca. Quer cadastrar suas chaves? Melhor tomar cuidado com os convites de pré-cadastro recebidos, eles podem ser falsos!”, comentou o especialista.

A mensagem, embora não tenha erros de português e/ou concordância, é simples demais e não conta com qualquer elemento visual que remeta à instituição bancária em questão. Ademais, vale lembrar que o pré-cadastramento do Pix (tal como o futuro registro das chaves) está sendo feito dentro do aplicativo oficial de seu banco; logo, é crucial desconsiderar qualquer comunicação por email.


Fonte: Twitter/Fabio Assolini

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.