Fóruns dedicados ao cibercrime na dark web cresceram cerca de 44% durante o isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), concluem os pesquisadores da israelense de inteligência e segurança da informação, Sixgill.
- A Ticketmaster invadiu os sistemas de marca rival e agora vai pagar US$ 10 mi por isso
- Japão treina 220 hackers éticos para proteger Jogos Olímpicos de Tóquio
- Mais de 500 mil credenciais de quase 25 desenvolvedoras de games foram encontradas sendo vendidas na darkweb
De acordo com a pesquisa “Dynamics of Dark Web Forums” publicada nesta terça-feira (05), o número de novos membros de cinco dos principais fóruns cibercriminosos da dark web (em inglês e russo) aumentou 44% em 2020. Para chegar nesses resultados, os pesquisadores analisaram a quantidade de publicações e novos usuários durante o ano.
Segundo a pesquisa, o número de visitantes cresceu exponencialmente e simultaneamente nos cinco fóruns analisados, sem que o crescimento de um afete a popularidade dos outros. A empresa monitora a quantidade de usuários dos fóruns analisados desde as suas fundações até hoje.
“Analisamos cinco fóruns clandestinos extremamente populares em inglês e russo, desde seu início até o final de 2020. Descobrimos que eles de fato aumentaram exponencialmente seus membros. O crescimento de um site não impediu o crescimento de outro, o que significa, que a base geral de usuários da dark web está crescendo”, escreve o chefe de pesquisa em segurança da Sixgill, no blog da empresa.
Lerner explica que essa informação é preocupante, já que conforme a população da dark web aumenta, a atividade cibercriminosa também aumenta, consequentemente. “À medida que a população da dark web aumenta, também aumenta a atividade criminosa mais ampla”.
Para o pesquisador, o isolamento e o aumento de horas de jovens em casa — eventualmente, sem nada para fazer — resultou em um aumento massivo de usuários em fóruns cibercriminosos da dark web. “Alguns desses usuários estavam entediados em casa e decidiram explorar. Outros podem ter se interessado em recorrer ao crime em meio aos choques econômicos da pandemia”, conclui.
Fontes: Dynamics of Dark Web Forums; Sixgill.