O serviço de busca na web DuckDuckGo, que tem como foco a privacidade dos usuários, está crescendo em um nível acelerado, um aumento de 62% nas buscas de 2020. Já em janeiro deste ano, o site atingiu seu recorde de pesquisas diárias: 102 milhões de buscas na plataforma. Informações são do BleepingComputer.
- Novo malware, novas vítimas, novos investimentos: atualizações do caso SolarWinds
- Funcionários do Google criam sindicato nos EUA, mas... E no Brasil, como fica?
- iPhone 12 pode desligar marcapassos e dispositivos médicos, conclui estudo
O DuckDuckGo é um sistema de buscas por conteúdos na web, que funciona da mesma forma que o Google, Yahoo e Bing. Mas, diferente dos demais citados, o buscador “aviário” se preocupa em oferecer mais privacidade, não utilizando dados de usuários para otimizar os anúncios oferecidos, como fazem todos os outros buscadores, além de garantir anonimato, informa a empresa.
“A pesquisa DuckDuckGo é completamente anônima, de acordo com nossa rígida política de privacidade. Cada vez que você pesquisa no DuckDuckGo, você tem um histórico de pesquisa em branco, como se você nunca tivesse estado lá antes”, escreve a empresa em seu blog.
De acordo com o BleepingComputer, o DuckDuckGo informa que registrou um crescimento de 62% na média de buscas diárias em 2020. A média de buscas diárias para janeiro deste ano fica em cerca de 90 milhões. Mas no dia 11 de janeiro de 2021, o site bateu seu recorde, com 102.251.307 buscas.
Para a empresa, esse crescimento é um reflexo da necessidade atual de produtos com foco em privacidade. "Embora não rastreamos nossos usuários, estudamos a adoção de usuários por meio de pesquisas nacionais. O que aprendemos com essas pesquisas é que nosso crescimento geral é impulsionado por pessoas que querem mais privacidade online por meio de conversas boca a boca", disse a empresa ao BleepingComputer.
Outro ponto que colaborou para o crescimento do DuckDuckGo foram os casos de violações e abuso de dados pelas grandes empresas de tecnologia, principalmente as notícias recentes da mudança de política de privacidade do WhatsApp.
"O recente anúncio da política de privacidade do Facebook / WhatsApp parece ter tido algum impacto no aumento da pesquisa semelhante a como levou as pessoas a alternativas de mensagens privadas como Signal. Já vimos isso acontecer antes, quando um problema de privacidade de alto perfil é exposto, geralmente se vê um aumento no uso", explicou DuckDuckGo.
É importante lembrar que o Google ainda domina uma média de 93% do mercado global, enquanto o DuckDuckGo, Bing, Yahoo, Baidu, YANDEX e outros, não saem dos 3%. De acordo com o site StatCounter, que monitora o uso dos buscadores web, no Brasil, o Google domina 96%, enquanto o DuckDuckGo não chega nem a 0.13%.
Fontes: BleepingComputer; DuckDuckGo; StatCounter.