Read, hack, repeat

Fabricante de notebooks Compal sofre ataque de ransomware, mas diretor nega

Guilherme M. Petry 0 min

A Compal, fabricante taiuanesa de hardware e notebooks — uma das maiores do mundo — que trabalha para marcas como Apple, Acer, Lenovo, Dell, Toshiba, HP, e Fujitsu sofreu um ataque de ransomware no último domingo (08), informa o Yahoo Taiwan.

Funcionários da Compal notaram o malware na manhã desse domingo (08) e compartilharam as imagens da mensagem com a redação do Yahoo Taiwan. De acordo com o ZDNet, que analisou a mensagem, acredita-se que o ransomware seja do tipo DoppelPaymer.

Os responsáveis pelo vírus DoppelPaymer, criaram em fevereiro deste ano, um site onde compartilham os dados criptografados de suas vítimas, caso não paguem pelo resgate, estratégia utilizada pelo grupo Maze, que recém anunciou sua aposentadoria.

Os funcionários da Compal foram orientados a realizar backups de máquinas e sistemas que não foram afetados.

A imprensa de Taiwan revelou que o incidente afetou cerca de 30% das operações da empresa. No entanto, o diretor geral da Compal, Qingxiong Lu, nega que seja um ataque de ransomware, mas confirma violação de segurança.

Procurado pela imprensa taiuanesa, Qingxiong Lu, garante que a violação atingiu somente o escritório interno da empresa e a produção de hardware (serviço que presta para diversas outras empresas) não foi afetada.

Qingxiong Lu conta que as operações da Compal devem voltar ao normal ainda hoje, segunda-feira (09), quando os funcionários terminarem de restaurar os sistemas internos.


Fontes: ZDNet; Yahoo Taiwan.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.