Read, hack, repeat

GitHub executa projeto Artic Code Vault e guarda 21 TB de código no Ártico

Ramon de Souza 0 min

A plataforma GitHub finalmente concluiu a execução de seu curioso projeto Artic Code Vault, inicialmente anunciado em novembro de 2019. Na ocasião, a companhia revelou que pretendia fazer uma cópia de todos os repositórios abertos em seu serviço, escrevê-los em formato analógico próprio para arquivamentos e armazená-los dentro de um cofre soterrado no Ártico — mais especificamente, no arquipélago de Svalbard, na Noruega.

Embora tenha chamado atenção em seu anúncio, a iniciativa passou despercebida dentre outras novidades mais “práticas” e muitos acreditaram que, especialmente por conta da pandemia da COVID-19, a companhia havia desistido da ideia. Eis que, na última quinta-feira (16), o GitHub publicou um comunicado em seu blog oficial para anunciar que o projeto foi executado com sucesso.

De acordo com o texto, um “snapshot” de todos os repositórios públicos da plataforma foi criado no dia 2 de fevereiro. No total, 21 TB de código foram escritos em 186 rolos de piqlFilm, um tipo de filme fotossensível altamente resistente e desenvolvido pela empresa Piql justamente para esse tipo de necessidade. Da cidade de Drammen, onde fica localizado o escritório da marca, as caixas foram transportadas através de um avião.

O pouso foi feito em Longyearbyen, uma pequena área residencial de Svalbard. Uma companhia local de logística ficou responsável por descarregar os arquivos e, na manhã seguinte, acondicioná-los em uma câmara com centenas de metros de profundidade, onde a biblioteca de código descansará abaixo do pergelissolo durante pelo menos mil anos.

Para comemorar o feito, a GitHub também premiou os desenvolvedores que colaboraram publicamente com o Artic Code Vault com uma badge feita especialmente para tal momento épico.


Fonte: GitHub

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.