Pior do que ser invadido é continuar com seu trabalho normalmente sem sequer perceber isso, mas foi exatamente tal situação que ocorreu com os administradores do perfil da Imprensa Oficial no Twitter. A conta do órgão foi invadida na última quinta-feira (22) e permaneceu por pouco mais de 24 horas com a "assinatura" de seus invasores, até que alguém percebeu que algo de havia estava acontecendo. Atualmente, o perfil está fora do ar.
- Invasão ao celular de Moro força Telegram e operadoras a tomarem atitudes
- Invasão ao Twitter: especialistas comentam sobre o incidente
- Twitter: atacantes acessaram mensagens diretas de pelo menos 36 perfis
A autoria da invasão foi auto-proclamada por Renkill e Wumpus, que, além de alterar a bio do perfil para fazer divulgação deles mesmos, também aproveitou a deixa para criar um post brincando com a prisão imaginária de outro cibercriminoso relevante, conhecido na rede social como m1kesecurity. Para isso, usaram uma foto de outra operação da Polícia Civil de São Paulo.
"Em uma nova investigação da Polícia Civil de são paulo um jovem de 14 anos cujo codinome é m1ke, é investigado por crimes cibernéticos indiciando a mais de 15 mil dispositivos informáticos hackeados. A Polícia Civil indiciou que o mesmo pode estar envolvido com Estelionato", publicaram os golpistas.
Vale lembrar que a Imprensa Oficial é o órgão paulista responsável por produzir o Diário Oficial de São Paulo, publicação que organiza e divulga as leis e os atos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A entidade foi criada em abril de 1891 e conta com mais de mil colaboradores dedicados à tarefas editoriais.