Read, hack, repeat

Morre Fernando Marinho, respeitado profissional de segurança da informação

Ramon de Souza 0 min

Faleceu, nesta última quinta-feira (18), Fernando Marinho, respeitadíssimo profissional da área de segurança de informação. Embora não existam confirmações oficiais a respeito disso, tudo indica que o carioca foi mais uma vítima da COVID-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2). Sua passagem foi anunciada sobretudo por colegas de trabalho e de profissão através da rede social LinkedIn.

“Sem palavras, uma perda. Um cara apaixonado, que gostava e se empenhava para estar certo nas discussões, um cara embasado. Bem-humorado, sem perder a crítica, um profissional e ser humano que dava prazer da sua presença”, declarou Anderson Ramos, CEO da Green Helmet, cofundador da Flipside e organizador de eventos como Roadsec e Mind The Sec.

Em seu próprio perfil, Marinho se descrevia como economista, consultor em planejamento estratégico, especialista em segurança de TI e continuidade de negócios, atuando desde 1999 em tais áreas. O profissional era respeitado sobretudo por suas habilidades em gestão de riscos e crises, tal como seus esforços para educar o mercado a respeito das leis General Data Protection Regulation (GDPR) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sua especialidade em tal campo lhe rendeu os cargos de vice-presidente da Associação Internacional de Administração de Emergências para a América Latina e Caribe (AIGELAC) e de country manager do capítulo brasileiro da Associação Internacional de Gerenciadores de Emergências (IAEM). Também colaborou com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo voluntário na criação da norma ISO NBR 27001.

Publicou quatro livros ao longo de sua carreira: “Como Proteger e Manter seus Negócios” (Campus/Elsevier & Editora Ciência Moderna), “Como Proteger e Manter seus Negócio sem Energia e Água - Um Guia de PCN” (Vermelho Marinho), “Guia de Plano de Continuidade de Negócios” (Editora Elsevier) e “Os Dez Mandamentos da LGPD” (Editora Gen/Atlas), lançado recentemente, em setembro de 2020.


Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.