Com um histórico de trabalhar em prol da liberdade digital e defender a privacidade dos usuários na web, a Mozilla conseguiu, desde os seus primórdios, acumular uma legião de fãs em torno de seu navegador Firefox. Porém, uma grande parcela de seus seguidores está bastante decepcionada com uma decisão tomada pela companhia: na mais recente versão do browser, ele começou a exibir anúncios "patrocinados de parceiros" na barra de endereços de acordo com o que estiver sendo digitado pelo usuário.
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O recurso, batizado de Firefox Suggest, estreou na compilação Firefox v93.0, lançada nesta última terça-feira (5), mas já havia sido anunciado em setembro. Como seu nome já deixa explícito, a feature oferece recomendações relevantes de conteúdos de acordo com os termos digitados na barra de endereços; porém, o que incomodou os internautas foi o fato de que algumas dessas recomendações são, na verdade, de sites comerciais. Um exemplo da própria Mozilla mostra um resultado direcionando ao eBay.
“O Firefox Suggest é um novo recurso de descoberta integrado diretamente no navegador. O Firefox Suggest atua como um guia confiável para a melhor web, trazendo informações e sites relevantes para ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos”, explica. “O Firefox Suggest vai melhorar isso incluindo outras fontes de informação, como Wikipedia, artigos do Pocket, análises e conteúdo confiável de parceiros patrocinados e aprovados e organizações confiáveis”, complementa a companhia.
Obviamente, a novidade não fez muito sucesso entre os usuários do navegador, que não costumam ser fãs de anúncios online. Dentre as diversas reclamações que pudemos encontrar no Twitter, uma das mais chamativas foi a de Ton Roosendaal, CEO do Blender. De acordo com ele, “a Fundação Mozilla está violando seus próprios princípios” ao oferecer anúncios como uma forma de apoiar uma internet aberta e livre. Vale a pena observar que, por enquanto, o Suggest só funciona nos EUA e pode ser desativado a qualquer momento.
Além disso, a Mozilla garante que a exibição de anúncios não fere a privacidade de ninguém. “Acreditamos que os anúncios online podem funcionar sem que os anunciantes precisem saber tudo sobre você. Portanto, quando as pessoas optam por habilitar sugestões mais inteligentes, coletaremos apenas os dados de que precisamos para operar, atualizar e melhorar a funcionalidade do Firefox Suggest e a experiência geral do usuário com base em nossos Dados Enxutos e Princípios de Privacidade de Dados”, finaliza.
Caso queira desativar o Firefox Suggest mesmo assim, basta acessar a página de configurações e desmarcar a caixa de seleção “Contextual suggestions”.