Read, hack, repeat

Na Alemanha, mulher morre após hospital ser atacado por ransomware

Ramon de Souza 0 min

Se você é um leitor frequente da The Hack, com certeza trabalha na área, é entusiasta ou simplesmente curioso a respeito de segurança da informação, possuindo um conhecimento acima da média em relação ao assunto. Sendo assim, vamos concordar: é um tanto difícil explicar para um completo leigo a importância que esse setor possui em nossas vidas em um mundo cada vez mais conectado e dependente de sistemas computadorizados.

Este incidente é, possivelmente, a forma mais fácil de demonstrar para alguém de fora de nosso círculo o quão perigosos podem ser os ataques cibernéticos e criar conscientização pública a respeito desse problema: no começo do mês de setembro, uma mulher faleceu na Alemanha depois que um hospital foi vítima de um ransomware, que congelou seus sistemas e o impossibilitou de continuar realizando seus atendimentos.

O hospital em questão foi o Düsseldorf University Hospital, localizado na cidade germânica que lhe dá o nome. A vítima possuía um tratamento crítico agendado para o dia do ataque, e teve que ser realocada para outra instituição a 30 quilômetros de distância — infelizmente, ela não resistiu à viagem e acabou falecendo. As autoridades já investigam o incidente como homicídio, crime pelo qual os atacantes poderão ser julgados.

Embora a situação possa parecer improvável, especialistas contatados pela Fox News ressaltam que ela era perfeitamente previsível: instituições hospitalares não costumam estar preparadas para ataques cibernéticos e a maioria dos equipamentos críticos usados para tratar os pacientes confiam em sistemas conectados pelo menos à uma rede local. De qualquer forma, o ocorrido serve como uma alerta para uma necessidade urgente de revisarmos a proteção desse tipo de ambiente.


Fonte: Fox News

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.