Read, hack, repeat

Novo Raspberry Pi 4 promete desempenho “digno de desktop”

Ramon de Souza

A Raspberry Pi Foundation apresentou hoje (24) o Raspberry Pi 3 Model B, novo modelo da famosa linha de computadores de bolso. Já disponível por US$ 35, o gadget recebeu atualizações interessantes em relação ao seu predecessor: agora, o dispositivo conta com até 4 GB de memória RAM em sua edição mais parruda (contra apenas 1 GB do Pi 3). O processador é um ARM Cortex-A72 de quatro núcleos que trabalha a 1,5 GHz.

A conectividade é outro ponto interessante do Pi 4. A placa agora possui quatro portas USB para transferência de dados (duas 2.0 e duas 3.0) e uma entrada USB-C que atua como fonte de energia. Completam o pacote uma conexão Ethernet Gigabit, suporte para redes sem fio no padrão 802.11ac e Bluetooth 5.0. Já no quesito vídeo, a novidade é o suporte para trabalhar com duas telas ao mesmo tempo com resolução 4K.

Todas essas novidades fizeram com que a Raspberry Pi Foundation consiga prometer “um desempenho digno de desktops” para o Pi 4. Embora o produto continue sendo compatível com boards e aparelhos de extensão — mantendo sua capacidade de ser utilizado para projetos maker e DIY —, a ideia é que essa versão possa ser realmente empregada como um computador comum, executando tarefas simples do dia-a-dia.

Aliás, para garantir essa usabilidade, o lançamento do Pi 4 também marca a estreia do novo sistema operacional Raspbian Buster, equipado com uma interface bem mais moderna e uma edição atualizada do navegador Chromium.

(Divulgação: Raspberry Pi Foundation)

Caso você esteja viajando por aí, já é possível adquirir o Pi 4 através das revendedoras oficiais (consulte a lista aqui); caso queira comprá-lo no Brasil, será necessário esperar até que importadores independentes passem a comercializar o produto.


Fonte: Raspberry Pi Foundation

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.