Read, hack, repeat

Também precisamos de uma folguinha, né?

Ramon de Souza 0 min

Afinal, 2019 foi muito louco; e temos certeza de que a próxima década vai ser ainda mais complexa. teremos novas ameaças, novos riscos e novas oportunidades em segurança da informação. O universo do IoT não vai parar de crescer, impulsionando a fabricação de pequenos dispositivos conectados que nem sempre estarão devidamente prontos para proteger os dados que capturam, armazenam e/ou processam.

O 5G será a estrada que pavimentará a movimentação dessa quantidade imensurável de informação, gerando assim um cenário realmente desafiador para quem trabalha na área. Big data já não é mais um termo suficiente para descrever a quantidade de pequenos bits e bytes que serão gerados mundialmente a cada segundo: no seu celular, no seu relógio, no seu carro, na sua geladeira, na sua televisão, na sua fechadura eletrônica...

Tudo estará conectado, e os riscos também. A informação fluirá livremente e controlá-la, tal como protegê-la, vai se tornar uma tarefa extremamente difícil.

E o cibercrime? Continuaremos nessa caçada de gato e rato, com os vilões e os mocinhos em uma corrida frenética para ver quem está mais atualizado. O phishing nunca deixará de ser uma ameaça; o ransomware está longe de ser abandonado; o cryptojacking dá sinais de cansaço, mas ainda causa dores de cabeça. Fileless malwares e ataques via inteligência artificial podem ser citados como algumas das tendências para 2020.

O ano está acabando e, como bem merecido, a equipe da The Hack vai tirar alguns dias para descansar, cessando temporariamente o envio de newsletters, a publicação de conteúdo no portal e a atualização de suas redes sociais. Afinal, também precisamos discutir política com aqueles tios chatos na ceia de Natal e fazer piadas sobre pavê. Voltaremos às atividades no dia 07 de janeiro; e com novidades bem legais para vocês. ;)

But, wait... There's more!

Só para você não ficar órfão de bom conteúdo enquanto desfruta de um gim tônica nas praias da Cancún, seguem algumas sugestões de leitura bem bacanas para seu fim de ano.

E, é claro, as retrospectivas do ZDNet, que também ficaram muito bOAS:

See you (in the next decade), space cowboy and space cowgirl.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.