A internet comercial se popularizou no Brasil por volta de 1996, em uma época onde "tudo ainda era mato". Durante os 10 primeiros anos de internet, a web operou em um modelo novo, ainda pouco desenvolvido e majoritariamente experimental. Essa internet "arcaica" pode ser muito nostálgica até mesmo para quem não viveu os "anos de ouro" da web.
- É possível minerar Bitcoins com um velho Nintendo Game Boy de 1989
- Site reúne diversos geradores de imagens com inteligência artificial
- Banido de quase todas as redes sociais, Trump planeja lançar sua própria
Felizmente, um serviço de proxy gratuito chamado The Old Net permite que seus usuários viagem no tempo e naveguem na era inicial da internet (entre 1996 e 2012), acessando as versões antigas de qualquer página, ao invés de sua versão atual.
O The Old Net opera como um servidor proxy, redirecionando o usuário para as páginas antigas da internet, hospedadas no The Internet Archive.
Para usar, basta configurar o proxy e o navegador deve exibir a versão antiga (se houver) de todos os sites que forem abertos. Como também é possível acessar as páginas dentro da plataforma The Old Net, sem a necessidade de configurar um proxy.
Não perca a chance de visitar o primeiro buscador da internet, o Yahoo.com, em uma época que o Google nem se quer existia. Da para imaginar? Mas caso o design do Yahoo de 1996 não seja mais suportável para você, também é possível acessar o site da Apple e da Electronic Arts, de 1997, assim como muitos outros clássicos, que colaboraram para o desenvolvimento da web até hoje.
Neste vídeo, o YouTuber Michel MJD explica como configurar o porxy necessário para acessar a The Old Net, assim como comenta as funções e ferramentas da plataforma. Eaí? Que tal mostrar para as crianças de hoje como era a experiência cibernética online de 1996? Veja!