Estamos passando por aqui só para lhe lembrar de uma coisinha: o Adobe Flash morreu de vez. A plataforma deixou de receber suporte de sua mantenedora no último dia de 2020 (também conhecido como 31 de dezembro), mas foi somente a partir desta terça-feira (12) que a Adobe efetivamente começou a bloquear a execução de animações e jogos pelo Flash Player. Um ato, é claro, projetado para proteger os sistemas de seus clientes.
- Projeto preserva mais de 38 mil joguinhos em Flash antes da tecnologia morrer
- É oficial: Microsoft encerra atualizações de segurança para o Windows 7
- Este museu digital reúne todas as skins do clássico Winamp
“Como a Adobe não oferece mais suporte ao Flash Player após a Data EOL (End of Life), a companhia bloqueará a execução de conteúdo Flash no Flash Player a partir do dia 12 de janeiro de 2021 para ajudar a proteger os sistemas dos usuários. O Flash Player pode permanecer no sistema do usuário, a menos que o próprio o desinstale”, explica a marca, na página oficial sobre o assunto.
De fato — tentar executar qualquer conteúdo Flash no dia de hoje resultará na aparição de uma mensagem de erro. Ademais, é bem provável que, caso você ainda não tenha desinstalado o Player, esteja recebendo lembretes constantes para fazê-lo. Uma vez que o programa não recebe mais suporte oficial, é um tanto perigoso mantê-lo em sua máquina ou tentar forçar a execução de conteúdo multimídia em tal plataforma.
“Padrões abertos como HTML5, WebGL e WebAssembly amadureceram continuamente ao longo dos anos e servem como alternativas viáveis para conteúdos Flash. Além disso, os principais fornecedores de navegadores estão integrando esses padrões abertos em seus navegadores e descontinuando a maioria dos outros plugins (como o Flash Player)”, reforça a Adobe.
Fonte: Adobe