O empresário e pioneiro em segurança da informação, John McAfee, fundador da solução antivírus de mesmo nome, foi encontrado morto nesta quarta-feira (23) em sua cela da prisão Brians 2 onde estava detido em Sant Esteve Sesrovires, em Barcelona (na Espanha). As informações são do jornal local El País, que afirma que McAfee teria sido encontrado morto e que investigações primárias indicam suicídio. O empreendedor possuía 75 anos.
- Morre Florian Schneider, um dos fundadores do pioneiro grupo musical Kraftwerk
- Morre André Luiz, profissional de SI pioneiro em estudo de phishing
- Na Alemanha, mulher morre após hospital ser atacado por ransomware
McAfee foi detido no país europeu em outubro de 2020, enquanto se preparava para adentrar em um avião para a Turquia, acusado de sonegar impostos relativos às suas movimentações com criptomoedas. Mais cedo, nesta mesma quarta-feira, a Alta Corte Espanhola havia concordado em extraditá-lo para os EUA, no qual responderia pelos seus crimes. Além de evasão fiscal, ele também respondia a um processo em território estadunidense por participar de um esquema fraudulento de criptomoedas.
De acordo com o El País, "os profissionais da vigilância penitenciária, que o encontraram morto em sua cela, tal como os serviços médicos da prisão, intervieram para realizar manobras de reanimação", mas não obtiveram êxito. A The Hack continuará acompanhando o caso.
Fonte: El País