Ok, o Spotify até pode ser legal… Mas há algo no Winamp, clássico reprodutor de músicas que bombou no fim dos anos 90, que nos deixa com saudades até os dias de hoje. Talvez seja a possibilidade de customizá-lo com skins criadas por outros membros malucos da comunidade que se formou ao redor do player, possibilitando um nível de customização que, até então, jamais havia sido visto em um software de computador.
- Projeto preserva mais de 38 mil joguinhos em Flash antes da tecnologia morrer
- À frente de seu tempo? Primeiro dispositivo de videochamadas completa 50 anos
- Infográfico A história do spam (e do phishing)
Infelizmente, o Winamp que existe hoje não tem nada a ver com aquela maravilha noventista, mas você ainda pode se deliciar com uma sessão nostalgia visitando o Winamp Skin Museum. Sim, como o nome sugere, trata-se de um museu virtual dedicado a colecionar milhares de skins para o reprodutor de músicas mais famoso da história. Atualmente, são 65 mil skins para você visualizar.
Basta entrar no site e fuçar à vontade (ou usar o recurso de pesquisa para encontrar um tema específico). Todas as skins são interativas, sendo possível brincar com os botões e alavancas. E o melhor de tudo é que, caso você não encontra um material que considere crucial, também é possível fazer upload de suas próprias skins para o serviço — tudo é colaborativo e muito intuito.
O projeto é de autoria do programador e cantor Jordan Eldredge, que coletou as skins do Internet Archive e resolveu disponibilizá-las nesse formato mais amigável. Vale a pena dar uma conferida.
Fonte: Winamp Skin Museum